Campanha Outubro Rosa estimula prevenção ao câncer de mama
Criado na década de 90, com o objetivo de estimular a prevenção e combate ao câncer de mama, o movimento conhecido como Outubro Rosa é dedicado a compartilhar informações sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade causada por este tipo de câncer que é o mais comum entre as mulheres no mundo. Entre as causas que podem levar a mulher a desenvolver a doença estão fatores endócrinos, comportamentais ou ambientais e os fatores genéticos e hereditários.
Mais comum entre mulheres a partir dos 50 anos, nos últimos anos a enfermidade vem afetando cada vez mais mulheres mais jovens. Em mulheres com menos de 35 anos, há registro de casos de 4% a 5% dos casos. O principal sintoma é o surgimento de nódulos fixo e geralmente indolor, estando presente em 90% dos casos do diagnóstico do câncer. Para detectar a doença em estágio inicial e aumentar as chances de cura, os mastologistas indicam que a cada mês seja feita o autoexame, sempre entre o sétimo e o oitavo dia contados a partir do primeiro dia da menstruação. As mulheres que não estão na fase da menstruação, devem escolher um dia do mês para realizar o procedimento.
Diversos monumentos e pontos turísticos da cidade de Salvador ganharam iluminação cor de rosa entre eles o Elevador Lacerda, o Cristo da Barra, o Farol da Barra, além do Hospital Aristides Maltez. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que na Bahia, atinge em média 36 casos para cada 100 mil mulheres de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
A partir desta quarta, 17, no piso da Estação Lapa acontece um mutirão que vai disponibilizar consultas, exames clínicos e encaminhamentos para mamografias. Os atendimentos acontecem em horário comercial e vão até o dia 31. A meta é atender o maior número de mulheres possível.