Sefaz inicia instalação de usina de energia solar fotovoltaica

Pioneiro no CAB, projeto vai permitir uma redução de 25,1% no consumo de energia da secretaria. A economia anual prevista é de R$ 152,8 mil.

Atenta à crescente demanda por energia e à necessidade de redução de despesas e de preservação do meio ambiente, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) iniciou o processo de instalação, em sua sede principal, de uma usina de geração de energia solar fotovoltaica. A iniciativa, pioneira no Centro Administrativo da Bahia (CAB), vai permitir uma redução de 25,1% do consumo de energia da secretaria, que hoje é de 480,58 MWh (megawatt-hora). A economia prevista é de R$ 152,8 mil ao ano.

Para a captação da energia, os painéis fotovoltaicos serão instalados na cobertura do prédio anexo da Sefaz-sede e no estacionamento lateral, onde servirão também como cobertura para os veículos. Com área total de 1.885,9 m², os painéis terão potencial para gerar até 316,12 kWp (quilowatts-pico). O projeto integra as ações do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado (Profisco-Ba), que inclui diversos investimentos para a melhoria do trabalho do fisco baiano, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Governo do Estado já conta com uma central de energia solar fotovoltaica instalada na cobertura do Estádio de Pituaçu, que fornece energia para o próprio equipamento esportivo, com o excedente direcionado para as secretarias da Administração (Saeb) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Energia alternativa

“Num cenário em que os recursos energéticos estão cada vez mais escassos e, consequentemente, mais caros, a compensação por novas fontes é indispensável. Por isso, estamos buscando soluções alternativas de energia renováveis e limpas, reduzindo o impacto no meio ambiente e gerando economia para a organização”, ressalta o diretor Geral da Sefaz-Ba, Roberto Lerner.

O engenheiro Edvan Almeida da Paixão, coordenador de Projetos de Redes da Sefaz-Ba, explica que a usina fotovoltaica, além de representar uma fonte complementar à energia da distribuidora a qual a Secretaria está conectada, vai gerar uma redução na conta de consumo elétrico, podendo injetar durante os finais de semana a energia excedente gerada pela usina para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), gerando crédito para posterior compensação na conta de consumo da Sefaz-Ba.

A assessora da Diretoria Geral Anna Paula Vargas Meira destacou outras soluções implementadas nas unidades da Sefaz-Ba para garantir a redução do consumo de eletricidade, a exemplo de sistemas de climatização modernos e iluminações mais econômicas.

Postagens mais visitadas