GEFE inicia ciclo de palestras sobre Educação Fiscal
O Grupo de Educação Fiscal do Estado da Bahia (GEFE-BA), coordenado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), realiza nos dias 19, 20, 25 e 27 de setembro, na Unifacs – Campus Tancredo Neves, um ciclo de palestras em comemoração ao mês do Contador. Na cerimônia de abertura, na quarta-feira (19), a diretora UCS/Sefaz e coordenadora do GEFE-BA, Nilma Oliveira, fez um pronunciamento sobre a atuação e importância do Grupo de Educação Fiscal do Estado.
No dia 19, às 10h, o tema “Função socioeconômica do tributo” foi abordado pelo auditor de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, Romualdo dos Santos. O diretor da Dicop/Sefaz, Manuel Roque, fará palestra na quinta (20), às 18h30, sobre o tema “A contabilidade aplicada ao setor público e o papel do contador no contexto da convergência às normas internacionais”. Já no dia 25, às 10h, a professora da Escola de Administração da UFBA Elizabeth Ribeiro falará sobre “Cidadania e controle social nas políticas públicas”.
A palestra de encerramento, no dia 27/9, às 10h, sobre “Cidadania fiscal: um novo olhar para a cobrança de tributos”, será proferida pela coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Salvador, Marialva de Calabrich.
“Levar a Educação Fiscal para a academia, principalmente no contexto de restrições econômico-financeiras em que o país vive, é fundamental para a formação de pessoas preparadas para os desafios que encontrarão no mercado de trabalho. O GEFE-BA está de parabéns”, afirmou o diretor da Dicop, Manuel Roque, que é o auditor fiscal e mestre em contabilidade.
O GEFE-BA
Criado em dezembro de 2014 como grupo integrante do Programa Nacional de Educação Fiscal, o GEFE-BA tem como funções conscientizar os cidadãos sobre a importância socioeconômica dos tributos; socializar os conhecimentos sobre administração pública, alocação de recursos e controle dos gastos; promover condições para que o cidadão exerça o controle social e fiscal; e fortalecer o comportamento ético na administração pública, por meio de ações voltadas à educação fiscal.
Além da Sefaz-Ba, o grupo é composto pela Secretaria da Educação (SEC), pela Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 5ª Região Fiscal; pelo Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária na Bahia (Centresaf-Ba); e pela Controladoria Regional da União no Estado da Bahia (CGU). Confira a programação aqui (link).