Coordenadores de Atendimento da Sefaz participam de workshop
Cerca de quarenta gestores das Coordenações de Atendimento Presencial (Corap) das regiões Norte, Sul e Metropolitana participaram na quinta-feira (30) de um workshop com o objetivo de alinhar alguns pontos referentes ao atendimento presencial da Sefaz. Organizado pela Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF), por meio da Diretoria de Atendimento (Dirat) e da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (UCS), o encontro foi realizado na sede da UCS/Sefaz, na Barros Reis.
De acordo com o superintendente da SGF, Félix Mascarenhas, o workshop teve como objetivo ouvir e discutir, junto com os coordenadores, propostas de melhorias para o atendimento, em especial nas partes de uniformização dos procedimentos e legislação. “É muito importante poder ouvir as demandas daqueles servidores que estão diretamente em contato com o contribuinte para tentar solucionar os problemas, buscando sempre atingir a meta de prestar um atendimento de excelência aos cidadãos”, destacou.
A diretora de Atendimento (Dirat), Ângela Dürr, explicou que esse formato, com todos os coordenadores das três regiões participando ao mesmo tempo foi bastante produtivo, com resultados de melhoria para os servidores e para o cidadão.
Na ocasião, foram debatidos temas como Cadastro de Contribuintes da Sefaz, com a participação de Gerson Santos e Luís Tavares, da Gerência de Informações Econômico-Fiscais (SAT/Darc/Geief), o Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITD), com Luiz Roberto Oliveira, da DAT-Metro, e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia), com Rommel Araújo, da APG Sefaz e gestor local do SEI, e Anderson Vasconcelos, coordenador de implantação da ferramenta no Estado.
No último mês de abril, a Sefaz implantou seus dois primeiros processos finalísticos no SEI Bahia, que são da área de atendimento. Desde então, passaram a tramitar exclusivamente no sistema, os processos de isenção do IPVA e do ICMS para veículos utilizados para táxi e o de isenção do IPVA e do ICMS para veículos de pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental ou autista.
Segundo coordenadores que estiveram presentes, o workshop trouxe a oportunidade de trocar experiências do dia a dia de trabalho e conhecer novos mecanismos na busca efetiva por um atendimento mais eficiente ao público. “Este encontro foi uma oportunidade para percebermos de forma clara que estamos todos na mesma direção, visando alcançar os mesmos objetivos e prestando um bom serviço à população que precisa procurar a Sefaz”, pontuou o servidor Jonalvo Guerra, da Corap Sul.
Para a coordenadora Eliana Sapucaia, do SAC Barra, encontros como este sempre trazem benefícios e estimulam a equipe a executar com firmeza as funções inerentes ao atendimento. “Precisamos estar sempre atualizados com as novidades e acréscimos das demandas. De forma gradativa, vamos avançando de acordo com as necessidades”, concluiu.