Treinamento marca início do Programa de Gestão de Riscos do Estado

Iniciativa será coordenada pela Sefaz, por meio da AGE, e tem, entre outros objetivos, identificar, mensurar e tratar riscos nos macroprocessos finalísticos nas unidades do Poder Executivo Estadual.

Com o objetivo de iniciar a implantação do Programa de Gestão de Riscos no âmbito do Poder Executivo Estadual, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), por meio da Auditoria Geral do Estado (AGE), realiza nos dias 25, 26 e 27 de julho, treinamento voltado para os servidores que irão participar do projeto piloto. A capacitação, com carga horária de 20 horas, será realizada no prédio-sede da Sefaz, no CAB, e será ministrada por dois auditores da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), órgão que já possui experiência exitosa no assunto. A capacitação conta com o apoio da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (UCS/Sefaz).

De acordo com a AGE, órgão de controle interno do Poder Executivo, a gestão de riscos é um processo estruturado que objetiva identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização. A implementação de práticas de gestão de riscos na administração pública é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço, a exemplo do que já ocorre no Governo Federal. No Estado da Bahia, o programa será coordenado pela Auditoria Geral e instituído por meio de uma portaria a ser publicada pela Sefaz após a realização do treinamento.

“O projeto prevê a adesão voluntária dos órgãos e a atuação da AGE como consultora no processo, fortalecendo assim o papel de atuação preventiva do controle interno”, afirma Luis Augusto Rocha, auditor Geral do Estado. Os objetivos do programa baiano são: identificar, mensurar e tratar riscos nos macroprocessos das unidades aderentes, aumentar a probabilidade de atingimento dos objetivos dos macroprocessos analisados, estimular uma gestão proativa que antecipe e previna ocorrências capazes de afetar os objetivos organizacionais e assegurar a conformidade legal e normativa dos processos organizacionais.

Treinamento
O treinamento terá a participação de 35 pessoas, entre auditores da AGE e servidores dos quatro órgãos e secretarias escolhidos para participarem do início do programa, que são as Secretarias da Saúde (Sesab), da Educação (SEC), de Infraestrutura (Seinfra) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Os instrutores são Rodrigo Ramos Gonçalves e Paulo Ribeiro Lemos, auditores da CGDF.

Postagens mais visitadas