Qualidade de Vida Organizacional agora é programa institucional da Sefaz
Comitê gestor se reúne com os consultores do QVO. |
Lançado em junho de 2017, ainda no formato de projeto coordenado pelo Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (SGF/NDSH), o QVO passa agora a ser Programa de Qualidade de Vida Organizacional da Sefaz e terá a coordenação de um comitê gestor designado especialmente para este fim. O grupo é presidido pelo superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária e composto também pelo assessor de Comunicação, pelo diretor Administrativo, pelos diretores de Administração Tributária das regiões Metropolitana, Norte e Sul; pelo diretor de Tecnologia da Informação, pelo diretor da Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda e pelo coordenador do Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano. A portaria 96/2018 que instituiu a criação do comitê foi publicada no Diário Oficial do Estado de 15 de maio.
A primeira reunião do comitê com os consultores que acompanharam a implantação do QVO na Sefaz foi realizada na manhã da última sexta-feira (18) para tratar das atribuições do grupo e dos próximos passos do Programa de Qualidade de Vida. O comitê será responsável por deliberar sobre a priorização dos projetos, realizar o acompanhamento dos respectivos planos de execução e a articulação entre os projetos, acompanhar o gerenciamento de riscos e por desenvolver ações para viabilizar a disponibilização dos recursos necessários à implementação do plano.
O Programa prevê a execução de 15 projetos que visam concretizar os princípios e diretrizes estabelecidos na política de QVO da Sefaz, que resulta das demandas apontadas na pesquisa diagnóstica que ouviu 61,6% dos servidores acerca de suas percepções relativas aos indicadores de qualidade de vida organizacional em 2017. Os projetos serão desenvolvidos progressivamente e integram quatro subprogramas.
Fazem parte do subprograma I (Ambiente Físico e Condições de Trabalho) os projetos “Identificação de necessidades prioritárias de ajustes do ambiente físico para pronto atendimento”, “Levantamento e definição de necessidades prioritárias de TI a partir das demandas dos clientes internos”, “Plano Diretor de TI” e “Análise e adequação do ambiente físico e das condições de trabalho à saúde do trabalhador – Fase 2”.
Pertencem ao subprograma II (Comunicação e Relações Socioprofissionais) os projetos “Interface Organização/Servidor/Colaborador – ação gerencial de socialização do processo decisório”, “Sefaz por dentro – comunicação da imagem institucional” e “O papel do gestor nas relações socioprofissionais”.
Os projetos integrantes do subprograma III (Reconhecimento, Valorização e Desenvolvimento do Servidor) são “Qualificação do Trabalho”, “Revisão dos critérios de reconhecimento e valorização dos servidores”, “Revisão dos indicadores de desempenho utilizados na avaliação dos servidores”, “Revisão dos critérios de capacitação dos servidores” e “Capacitação Gerencial”.
Já os projetos pertencentes ao subprograma IV (Saúde e Atenção ao Servidor) são “Concepção de ações institucionais de atenção ao servidor”, “Sustentabilidade ambiental” e “Análise e adequação do ambiente físico e das condições de trabalho à saúde do trabalhador – Fase 1”.
O superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária e presidente do comitê, Félix Mascarenhas, ressalta que a instituição do comitê gestor é o passo inicial para concretizar as políticas de QVO elaboradas com o apoio da consultoria. “Hoje nós inauguramos o comitê gestor para dar norte às ações do QVO, que são fruto das respostas dos 62% de servidores que participaram da pesquisa. Vamos acompanhar todos os projetos que cada área irá desenvolver, observando as prioridades da Sefaz”, afirma.
Coordenadora do NDSH, Tina Pamponet comenta a evolução da implantação do QVO na Sefaz. “O QVO, que nasceu como um projeto coordenado pelo Núcleo, agora ganha uma dimensão muito mais ampla como programa institucional da Secretaria da Fazenda, sob a coordenação de um comitê gestor formado por diferentes áreas da Sefaz. Esta é mais uma etapa, que começa a colocar em prática as ações previstas na política de QVO da Sefaz”, salienta Tina.
“Depois de exatamente um ano de trabalho, chegamos a um produto construído com base na demanda das necessidades das pessoas que participam do dia a dia da Sefaz. Para nós, é um motivo de muita satisfação poder chegar a este momento com este resultado e dando a ele um fecho para que as coisas possam daqui para frente ser desenvolvidas pela própria Secretaria”, ressalta o consultor Eleuní Melo.
Todas as informações sobre o QVO podem ser consultadas na página do programa na intranet. Para acessá-la, basta clicar no banner do QVO localizado na parte inferior, entre os banners do NDSH e da UCS. Na página, é possível acessar os resultados da pesquisa diagnóstica, a política de QVO, os projetos que serão desenvolvidos, os membros e atribuições do comitê, além de conferir as notícias fotos e vídeos do programa.