MAI 2018/ 2ª QUINZENA - RESUMO DE NOTÍCIAS




Trabalho da Sefaz contribui para a paz social, afirma secretário Manoel Vitório

Secretário Manoel Vitório entrega troféu para o inspetor Marcelo Albuquerque, da Infaz Feira de Santana.

 
         Com um trabalho consistente tanto no cumprimento das metas de arrecadação do ICMS quanto no controle do gasto público, a Bahia segue assegurando o equilíbrio fiscal, mantém os serviços públicos em pleno funcionamento e sustenta o segundo maior volume de investimentos no país, cujos gastos requalificam a infraestrutura e influenciam positivamente na dinâmica da economia, afirmou o secretário Manoel Vitório ao encerrar a Reunião de Metas relativa ao primeiro trimestre.  Ele enfatizou o papel dos fazendários nesse processo: “Graças à contribuição de vocês, estamos não apenas superando os obstáculos e sobrevivendo aos desafios do cenário econômico, mas preparando a Bahia para uma nova realidade”, afirmou.
         Vitório ressaltou a importância da saúde das contas públicas para a população em geral, lembrando que na Bahia os gastos do Estado equivalem a 18% do Produto Interno Bruto, uma participação que inclusive tem aumentado após a recente crise econômica. “As políticas que estão sendo adotadas sob a liderança do governador Rui Costa não são mágicas, mas estão pautadas por conceitos”, avaliou. Ele citou as vias estruturantes em implantação em Salvador, como as linhas vermelha e azul, que estão cruzando a cidade para criar novos caminhos de mobilidade e novos eixos de desenvolvimento.
Outro exemplo de forte simbolismo neste sentido é o contrato do metrô que se expande entre a capital e sua Região Metropolitana, que estabelece expressamente a correção imediata de qualquer avaria pelo concessionário, em linha com a conhecida teoria da janela quebrada, tornando o equipamento uma referência brasileira na área.
No âmbito da própria Sefaz, o trabalho desenvolvido tem se mostrado cada vez mais animador, ressaltou o secretário. “A Fazenda tem proporcionado o oxigênio necessário para que o Estado sobreviva a mais um ano difícil, o que tem sido importante para a manutenção da paz social”, afirmou, citando as iniciativas de modernização reunidas no programa Sefaz On-Line e outras mudanças, como o Escritório de Qualidade do Gasto, como “contribuições efetivas que melhoram a performance do Estado e vieram para ficar”.

           Cenário nacional  

O subsecretário João Aslan, por sua vez, observou que, enquanto a Bahia segue melhorando a sua performance na arrecadação própria, como atestam os bons resultados registrados no primeiro trimestre, precisa lidar com a reversão das expectativas de crescimento da economia para este ano, após um curto período de otimismo vivido no fim de 2017, e com um cenário de dificuldades crescentes enfrentadas pelos estados por conta de políticas adotadas unilateralmente pelo governo federal. Foi o que aconteceu com as novas regras de aferição da capacidade de pagamento dos estados, que prejudicaram a Bahia e estão sendo contestadas judicialmente pelo Estado. 
Outro exemplo, lembrou Aslan, são as dificuldades enfrentadas pelos estados que aderiram ao teto de gastos limitado à inflação do ano anterior, medida que não levou em conta as prescrições constitucionais estabelecendo que as despesas com saúde e educação devem crescer proporcionalmente à arrecadação. Decisões da União também ameaçam prejudicar os estados em temas como a implantação do e-Social nas administrações estaduais, a devolução de créditos da Lei Kandir e a distribuição das receitas advindas do Refis, entre outros.

Subsecretário João Aslan.


          Crescimento da arrecadação

         De acordo com o diretor de Planejamento da Fiscalização, Frederico Durr, a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi de R$ 5,31 bilhões em 2018. “Representa a realização de 99,41% da meta ideal, que era de R$ 5,34 bilhões”, assinalou. Quanto aos demais tributos estaduais, o IPVA arrecadou R$ 258,42 milhões, as taxas, R$ 169,34 milhões, e o ITD, R$ 23,94 milhões.
“Seguimos firmes no propósito de alcançar a meta de arrecadação de ICMS estabelecida para esse ano, que é de R$ 22,8 bilhões”, afirmou o superintendente de Administração Tributária, José Luis Souza. Ele ressaltou que o bom desempenho do fisco torna-se mais significativo diante do cenário econômico que o país atravessa, “e é fruto do trabalho de cada colega e dos avanços tecnológicos que a Secretaria vem alcançando nos últimos anos por meio do Sefaz On-line, com a utilização das informações obtidas nos documentos fiscais eletrônicos.”, disse.

Frederico Durr, diretor da DPF.

Antônio Freitas, diretor da DAT-Metro.

Zelington Coqueiro, diretor da DAT-Sul.

Wagner Walter, diretor da DAT-Norte.


José Vicente, gerente da Copec.


Painel de Escritórios de Contabilidade na Sala de Controle

Uma das mais recentes ferramentas do Sefaz On-line, a Sala de Controle irá contar em breve com um novo painel: o de Escritórios de Contabilidade. A Sala de Controle é uma ferramenta digital que permite pesquisar e organizar informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data), gerando relatórios dinâmicos, e já está em uso com os painéis da Adimplência da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e do Monitoramento do Trânsito de Mercadorias.
De acordo com o gestor do novo painel, Guilherme Rocha, através do SAS, software de mineração e descoberta de dados da Sala de Controle, será possível obter diversas visões do universo do Simples Nacional, focando nos dados econômicos e de arrecadação, desde o nível da SAT até o do contribuinte, passando pelas unidades hierárquicas e principalmente pelos escritórios de contabilidade. Nesse momento, o servidor de Big Data (database appliance) da Sala de Controle está fazendo o carregamento de dados para que a ferramenta possa ser utilizada em breve. “Faremos um treinamento com os inspetores para que eles possam conhecer o painel. Temos certeza de que será muito útil no dia-a-dia do trabalho”, disse Guilherme.

Guilherme Rocha, da DPF.

CMO integra Banco de Boas Práticas

Um projetos já consolidados pelo Sefaz On-line, o Centro de Monitoramento On-line (CMO) passou a compor o Banco de Boas Práticas da Sefaz e por isso foi apresentado na Reunião de Metas. O CMO é uma inciativa pioneira no país para o combate às empresas fantasmas em tempo real, via web. Entre 2015 e 2017, foram identificados e tornados inaptos mais de 10 mil fraudadores que atuavam como “laranjas” e empresas constituídas para burlar o fisco estadual e sonegar impostos. Além disso, foram gerados mais de R$ 400 milhões em autos de infração com essas ações, com arrecadação efetiva de mais de R$ 37 milhões.
“Desenvolvemos uma ferramenta para suprir a necessidade de se fiscalizar com mais rapidez, de fácil manuseio e com atualizações constantes, agregando informações das empresas, dados referentes aos valores de entrada e saída de NF-e e pagamento de impostos ao estado”, explicou César Furquim, idealizador do projeto ao lado de Álvaro Bahia. Segundo Furquim, com as informações atualizadas normalmente de dois em dois dias, é possível identificar laranjas e contribuintes que não estão trabalhando de acordo com a legislação em vigor, e isso tudo em tempo real. O mapeamento dos casos conhecidos de fraudes já identificados e o enfoque através dessa ferramenta possibilitaram a prospecção rápida de muitas empresas e uma ação imediata do fisco. Essas situações, observou o auditor, até pouco tempo atrás estavam fora do escopo da fiscalização tradicional.

Novidades da Escrituração Fiscal Digital

O auditor fiscal da Gerência de Automação Fiscal, Ivo Colantoni, responsável na Sefaz pela Escrituração Fiscal Digital (EFD), um dos projetos do Sped – Sistema Público de Escrituração Digital, falou sobre o EFDG, o sistema de gestão da EFD na Secretaria. Até 15 de maio, 35.868 estabelecimentos na Bahia estavam obrigados a enviar a EFD. O índice médio de adimplência é de 80%. Ivo apresentou as funcionalidades do sistema, mostrou na prática como ele funciona e explicou que novas funções serão disponibilizadas em breve, a exemplo da que permite, no caso das empresas com regimes especiais, controlar as que estão com a escrituração centralizada, as que têm recolhimento centralizado e os contribuintes com incentivos fiscais.

Ivo Colantoni. da Geafi/DPF.

“Existe ainda o EFDW, sistema para solicitação pelo contribuinte de autorização de retificação da EFD e que trouxe como principal consequência a eliminação de três mil processos por ano”, explicou Ivo. A EFD é um arquivo digital, de uso obrigatório para os contribuintes do ICMS e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que reúne um conjunto de registros de apuração de impostos, referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte, e ainda documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. A EFD deve ser enviada mensalmente, até o dia 25, com os registros da movimentação econômica do mês anterior.

Ifep Sul, Feira de Santana e Jacobina são as vencedoras do trimestre

A segunda Reunião de Metas do ano contou também com a entrega das premiações para as unidades vencedoras do Prêmio de Reconhecimento de Equipes – Desempenho Operacional. Nesse componente, a análise é feita considerando-se o resultado ponderado da realização da meta ideal de arrecadação (RM) e da avaliação dos indicadores operacionais (IO) da SAT. A grande novidade para 2018 é que a realização da meta e os indicadores passaram a ter o mesmo peso, igual a um. Até 2017, as metas tinham peso dois e os indicadores, peso um. <p>
No grupo das inspetorias de pequeno porte, a ganhadora foi a Infaz Jacobina. A unidade que obteve melhor resultado no grupo das inspetorias de médio porte foi a Infaz Feira de Santana, e entre as inspetorias de grande porte a Ifep Sul foi a grande vencedora.

Prêmio de Reconhecimento de Equipes tem resultados parciais

A primeira parte do Prêmio de Reconhecimento de Equipes foi de apresentação dos resultados parciais das duas iniciativas estratégicas escolhidas pela SAT para esse ano: adimplência da EFD e cobrança de DD. Nesses dois casos a entrega dos prêmios ocorrerá durante a primeira Reunião de Metas de 2019 e irá considerar os resultados de todo o exercício de 2018. A meta de adimplência da EFD para as inspetorias de grande porte é de 95% de entrega com qualidade, e para as de médio e pequeno porte é de 80%.
Entre as inspetorias de grande porte, está à frente a Ifep Indústria, com 94,8%, seguida da Ifep Sul, com 92,9%, com o terceiro lugar ocupado pela Ifep Comércio, que alcançou 91,8% no trimestre. “Até o momento nenhuma unidade atingiu a meta mas acreditamos que isso irá ocorrer até o final do ano”, explicou Guilherme Rocha, da SAT/DPF. 
No grupo das inspetorias de médio porte, a melhor colocada até o momento é a Infaz Barreiras, que inclusive já alcançou a meta com 80,5% das entregas da EFD com qualidade. Em segundo lugar está a Infaz Feira de Santana, com 71,9%, e em terceiro a Inspetoria de Santo Antônio de Jesus com 70,4%. A Infaz Guanambi também já atingiu a meta de entrega da EFD, com 85,3%, e está na liderança do grupo das inspetorias de pequeno porte. Logo em seguida vem a Infaz Jequié, com 74,2%, e a Infaz Cruz das Almas com 72,2%.

Augusto Guenem, diretor da Darc.

A recuperação de créditos de omissos (DD) foi apresentada pelo diretor de Arrecadação da Sefaz, Augusto Guenem. O objetivo para 2018 é incrementar em 30% a meta de 2017, que, por sua vez, foi alcançar 100% a mais que a de 2016. No grupo das inspetorias de grande porte quem saiu na frente foi a Ifep Sul, já tendo alcançado 92,39% da meta prevista para o período. Em segundo lugar está a Copec, com 41,7%, e em terceiro a Ifep Comércio, com 26,66%. Entre as inspetorias de médio porte está na liderança a Infaz Eunápolis, com 62,14% de realização, tendo logo atrás as Inspetorias de Teixeira de Freitas (53%) e Santo Antônio de Jesus (50,52%). O terceiro grupo, das inspetorias de pequeno porte, tem em primeiro lugar até o momento a Infaz Itabuna, com 77,23%, seguida da Infaz Seabra (67,76%) e da Inspetoria de Jacobina, com 47,8%.

Auditoria Cidadã também está entre as Boas Práticas da Sefaz

Outra iniciativa aprovada para compor o Banco de Boas Práticas da Sefaz e apresentada durante a Reunião de Metas foi a Auditoria Cidadã, sob responsabilidade dos auditores fiscais Djalmir Freire de Sá e Tatiana Lessa, da AGE.
A Auditoria Cidadã, apresentada por Djalmir durante o encontro, é um projeto que tem como foco avaliar a efetiva entrega dos serviços e produtos públicos ao cidadão. Segundo ele, esse novo trabalho é completamente diferente das auditorias de conformidade normalmente realizadas pela AGE, que têm como meta principal fazer a análise das atividades-meio (regularidade do processo licitatório, preço de aquisição, cumprimento do contrato) em detrimento da avaliação da efetividade da entrega de produtos e serviços ao cidadão.
“O objetivo desse tipo de auditoria é verificar a qualidade do gasto público e, sob a ótica do cidadão/beneficiário, se os serviços vêm sendo prestados de forma eficaz, atendendo às necessidades dos seus interessados, e se os produtos e obras públicas estão sendo entregues com a qualidade requerida”, explica. A primeira ação da Auditoria Cidadã, realizada em setembro de 2017, foi voltada para avaliação da merenda escolar e compreendeu a inspeção em 40 escolas na Região Metropolitana, a avaliação de cardápios, recursos disponibilizados, condições de armazenamento, preparo e distribuição, a realização de entrevistas com 40 diretores e 41 merendeiras e a aplicação de pesquisa com 4.668 estudantes.
Os resultados foram consolidados em um relatório de auditoria entregue à Secretaria da Educação do Estado (SEC) em dezembro de 2017. “Os dirigentes da SEC recepcionaram de forma muito positiva essa iniciativa da AGE e destacaram a relevância do projeto, que, ao ouvir o usuário final do serviço, contribuiu para a melhoria da gestão e a revisão de métodos, modelos e procedimentos”, destacou Djalmir.

Qualidade de Vida Organizacional e Nota Premiada Bahia

O superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF), Félix Mascarenhas, falou sobre o atual estágio do projeto de Qualidade de Vida Organizacional, lançado em junho de 2017, inicialmente sob a coordenação do Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (SGF/NDSH), e que a partir de agora passa a ser acompanhado por meio de um comitê gestor designado especialmente para este fim. O grupo é presidido pelo superintendente da SGF e composto pelo Assessor de Comunicação (Ascom), pelos diretores de Administração Tributária das regiões Metropolitana, Norte e Sul; pelo diretor de Tecnologia da Informação, pelo diretor da Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda e pelo coordenador do Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano. A portaria que instituiu a criação do comitê foi publicada no Diário Oficial do Estado de 15 de maio.

Félix Mascarenhas, superintendente da SGF.


O QVO prevê a execução de projetos a serem executados e acompanhados pelo comitê, que visam concretizar os princípios e diretrizes estratégicos estabelecidos na política de Qualidade de Vida Organizacional da Sefaz. A política é fruto das demandas apontadas na pesquisa diagnóstica que ouviu 61,6% dos servidores acerca de suas percepções relativas aos indicadores de qualidade de vida organizacional em 2017. Mais informações sobre o QVO estão disponíveis na página do programa na Sefaz Net: http://intranet.sefaz.ba.gov.br/scripts/qvo/index.asp.
Félix Mascarenhas falou também do novo site da Sefaz, em fase final de implantação, da instalação nas unidades da Secretaria das salas de videoconferência e, em parceria com o assessor de Comunicação, Nilson Galvão, das ações desenvolvidas para a interiorização da Nota Premiada Bahia. Lançada em dezembro de 2017, a campanha já conta com mais de 297 mil inscritos e já distribuiu R$ 4 milhões entre 40 ganhadores: 28 de Salvador e 12 do interior do estado.
O objetivo é ampliar a divulgação da Nota Premiada Bahia nos municípios do interior, e para isso a Ascom vem trabalhando na divulgação de matérias específicas para algumas cidades, estabelecendo contato com as entidades participantes da campanha e também com entidades empresariais. Outra ação desenvolvida com esse objetivo é a parceria com a Secretaria da Administração para divulgação da Nota nas 69 unidades da Rede SAC, com o envio de material gráfico e treinamento de pessoal, sob a responsabilidade da Coordenação de Educação Fiscal (CEF).

Nilson Galvão, assessor de Comunicação.
Durante sua apresentação, o assessor da Ascom destacou o importante papel dos inspetores nas ações de interiorização da Nota Premiada. “Estimular as empresas a utilizarem a NFC-e, estimular as instituições a buscarem apoiadores e também fazer contato com a imprensa local para tratar desse tema específico são medidas que certamente irão contribuir bastante”, sugeriu.

Profisco pode ser prorrogado

Uma das novidades apresentas por Eugênia Libório, coordenadora do Profisco (Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado da Bahia), é de que o programa poderá ser prorrogado até o fim de 2019. De acordo com Eugênia, as tratativas junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e o Ministério da Fazenda já começaram e dependem de algumas condicionantes.
A prorrogação será possível por conta da notória melhoria da execução do programa nos últimos dois anos. Até o momento, já foram contratados 88% do valor total de US$ 50,3 milhões, o que corresponde a US$ 44,04 milhões. Cerca de 7%, ou US$ 3,5 milhões estão em fase de contratação.

Eugênia Libório, coordenadora do Profisco.

Os principais projetos em andamento na Sefaz, das mais diversas áreas, contam com recursos do Profisco. Em destaque, a implantação da Sala Cofre, a renovação da frota de veículos e as reformas de algumas unidades da Secretaria.

SEI implanta quinta onda

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), novo sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo, já ultrapassou a marca de 32 mil processos gerados, e no último dia 15 de maio implantou a sua quinta onda, com mais 23 tipos de processo. Rommel Araújo, coordenador de Gestão Organizacional da APG Sefaz e gestor local do SEI, revelou que a Secretaria da Fazenda já tem 2.129 usuários cadastrados no sistema e 1.541 processos gerados.

Rommel Araújo, da APG.

De acordo com Rommel,  os fazendários que utilizam o atual Sistema de Protocolo (Sipro), que será aos poucos totalmente substituído pelo SEI, precisam participar das capacitações disponíveis. Para participar do curso a distância produzido pela Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), o servidor deverá acessar esse link e realizar a pré-inscrição. Já para participar do treinamento presencial, com oito horas de duração, o servidor deverá realizar a pré-inscrição acessando esse outro link. Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, basta entrar em contato com Rommel por meio do telefone (71) 3115-2400 ou pelo e-mail gestorsei@sefaz.ba.gov.br.

UCS capacita 1.133 servidores de janeiro a abril

A UCS Sefaz capacitou 1.133 pessoas de janeiro a abril de 2018, entre cursos e eventos realizados nas modalidades presencial e de ensino a distância (EAD). Responsável por ações de capacitação dos servidores da Sefaz e também por algumas voltadas para outras unidades do Estado, ao longo dos quatro primeiros meses do ano a UCS fechou 84 turmas dos mais diversos cursos, totalizando uma carga horária de 1.279 horas.

Nilma Oliveira, diretora da UCS.

De acordo com Nilma Oliveira, diretora da UCS, um dos destaques no período foi o debate técnico sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) realizado no dia 9 de maio na sede da DAT-Metro. O evento foi voltado para os auditores da área de fiscalização de estabelecimentos da DAT-Metro e contou com a participação de 116 servidores. Outras edições serão realizadas nas DATs Sul e Norte. O evento na Diretoria Norte está programado para ocorrer ainda no mês de maio.

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