Sefaz lança oficialmente Programa de Gestão do Conhecimento
Um seminário reunindo cerca de 120 gestores e servidores de todas as áreas da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), no auditório da Dat-Metro, em Salvador, marcou nesta terça-feira (31) o lançamento oficial do Programa de Gestão do Conhecimento (PGC). A iniciativa tem como objetivo salvaguardar as informações técnicas e operacionais da organização para compartilhamento futuro, e será viabilizada com recursos do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal (Profisco). O PGC terá a sua execução inicial sob a orientação de uma consultoria externa especializada no tema, e deve ser concluído em dezembro de 2018.
Ao fazer a abertura do evento, o subsecretário João Aslan agradeceu aos servidores pela expressiva participação no seminário e ressaltou a importância do tema para a Secretaria. “Nós já temos algum trabalho desenvolvido de Gestão do Conhecimento, já caminhamos nesse sentido, mas existe ainda uma lacuna grande que precisamos preencher e por isso estamos aqui para lançar o programa. Sei que podemos enfrentar algumas dificuldades, que são naturais, mas temos que estar prontos para superá-las. Acredito que quanto mais pessoas tiverem acesso ao conhecimento técnico especializado melhor vamos poder desempenhar nossas atividades”, afirmou.
A consultora Rose Longo, PHD em Transferência de Tecnologia na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e mestre em Biblioteconomia pela Universidade Dalhousie, no Canadá, fez uma palestra sobre o tema para os fazendários e depois explicou como serão as etapas de desenvolvimento do PGC na Secretaria. “A Gestão do Conhecimento é um modelo de gestão estratégica que procura identificar qual é o conhecimento relevante que pode gerar valor nas organizações. Esse conhecimento que é relevante às vezes está na cabeça de poucas pessoas, às vezes está mal organizado, mal sistematizado, e isso faz com que a organização pública ou privada não faça uso daquilo que ela tem para gerar diferenciais competitivos e pra ganhar valor”, afirmou.
Consultora do Programa de Gestão do Conhecimento da Sefaz, Rose Longo |
Segundo Rose Longo, quando a organização começa a pensar em fazer um processo de gestão do conhecimento, ela está buscando identificar quais são as lacunas de conhecimento existentes, ver onde se esse conhecimento está guardado e quais são as pessoas detentoras desse conhecimento quando este não está escrito em lugar nenhum. “Existem duas dimensões do conhecimento. Aquele que é tácito, ou seja, está na cabeça das pessoas e nas práticas organizacionais, e o outro que já está publicado mas que muitas vezes está em vários lugares e, quando você precisa, leva muito tempo para encontrar. Aí entra a gestão do conhecimento, que vai identificar, classificar, organizar, sistematizar e compartilhar essas informações para que a organização funcione melhor e gere melhores resultados”, salientou.
Gestão do conhecimento na Sefaz
Para a etapa de implantação do PGC com o apoio da consultoria, foram selecionadas cinco áreas de atuação da Sefaz: fiscalização (Diretoria de Planejamento da Fiscalização – DPF), arrecadação (Diretoria de Arrecadação – Darc), legislação tributária e contencioso (Diretoria de Tributação – Ditri e Conselho de Fazenda Estadual - Consef), financeira (Superintendência de Administração Financeira – SAF) e planejamento estratégico e metas de arrecadação (Assessoria de Planejamento e Gestão - APG).
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF), unidade responsável pela coordenação do Programa por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), após a conclusão do trabalho da consultoria a gestão do conhecimento será implementada em todas as áreas da Sefaz de forma gradual. Nessa nova fase, uma equipe de fazendários capacitados pela empresa contratada irá conduzir as ações. A equipe técnica da Sefaz responsável pela etapa seguinte é formada pelos seguintes servidores: Juray Castro e Silvana Lima, da UCS, Ricardo Alonso e Maria do Carmo Santiago, da APG, e Jayme Domingues e Paulo César Martins, da SAT.
“Cada projeto terá um gestor que acompanhará o desenvolvimento do trabalho, juntamente com a equipe técnica de GC da Sefaz, que também será multiplicadora da metodologia. Quanto mais pessoas envolvidas, melhores serão os resultados do programa, pois poderemos multiplicar conhecimento e ampliar a participação de todos”, explica o superintendente da SGF, Félix Mascarenhas.
Superintendente da SGF, Félix Mascarenhas |
De acordo com UCS, após o Seminário, a segunda etapa do PGC consiste na realização de visitas da equipe da consultoria às cinco áreas pré-definidas, para realização de entrevistas com os gestores e equipes e levantamento das principais informações. A previsão é de que cada unidade tenha 16 servidores diretamente envolvidos com o Programa de Gestão do Conhecimento. Na sequência, serão realizadas quatro oficinas em cada área para execução do trabalho. “Após o diagnóstico dos processos e sistemas, vamos fomentar a criação de meios de compartilhamento das informações”, explica Nilma Oliveira, diretora da UCS.
Nilma Oliveira, diretora da UCS |